Cartier abre loja temporária na Casa Batlló, em Barcelona

 A Cartier acaba de abrir uma loja temporária em um dos prédios mais emblemáticos de Barcelona. 

Cartier na Casa Battló


Um dos patrimônios mundiais da Unesco e edifício modernista mundialmente conhecido, a Casa Battló é o novo endereço da Cartier até Junho desse ano.
 Enquanto a boutique da marca, que também fica no Passeig de Grácia, passa por uma reforma.

Cartier loja temporária na Casa Battló Barcelona

Cartier loja temporária na Casa Battló Barcelona

Cartier loja temporária na Casa Battló Barcelona



A loja temporária tem 300 metros quadrados e fica no primeiro andar da Casa Batlló. Além do espaço da loja, a maison criou um espaço de convivência e uma experiência de realidade aumentada.



Cartier loja temporária na Casa Battló Barcelona

Cartier loja temporária na Casa Battló Barcelona


Tendências | Semana de Moda Masculina de Paris

12:19

A Semana de Moda Masculina de Paris, que aconteceu entre 18 e 23 de Janeiro trouxe mais da metade das coleções masculinas para o Inverno 2023.

Além da agitação comum das semanas de moda, essa também contou com a última coleção da Louis Vuitton assinada por Virgil Abloh em um desfile extremamente emocional e cheio de storytelling. Como cenário principal uma casa, na passarela modelos se misturavam a dançarinos e em uma mesa gigantesca uma orquestra tocava a trilha sonora do desfile. Entre o vídeo de introdução e o desfile, a apresentação durou mais de 20 minutos (tempo considerado longo para um desfile).

Semana de moda masculina de Paris
Semana de Moda Masculina de Paris - Inverno 2023

Há alguns anos a moda streetwear chegou nas passarelas e desde então é comum vermos as referências em várias marcas nos desfiles de moda masculina. 
Dessa vez além do Street o College aparece com força, principalmente na peça mais icônica desse estilo: a jaqueta college.

Tendências moda masculina de Paris Inverno 2023


Indo para uma linha totalmente diferente, temos os blazers e paletós transpassados. Destaque para o modelo da Dior com fechamento em um nó do próprio tecido. 
O básico abotoamento duplo e transpasse apareceram na passarela da Egonlab e da Hermès, enquanto a Louis Vuitton trouxe a modelagem impecável do paletó marrom onde a própria gola faz o transpasse.

Tendências moda masculina de Paris - Inverno 2023 Lab Conteúdo


Fazia tempo que eu não falava de animal print na moda masculina, mas nessa temporada de Inverno 2023 ela volta com tudo.
A Dior trouxe modelos de capas e casacos em animal print bem claro, compondo muito bem a paleta de cores da coleção. Jil Sander e Yohji Yamamoto trouxeram para a passarela a estampa em um mood super discreto, enquanto a Blumarble compôs a estampa com o tie - dye. Preciso confessar que cada vez que tenho que falar em tie-dye quero morrer, peguei um ranço dele em 2020 e ainda não superei.

Tendências moda masculina de Paris - Inverno 2023 Lab Conteúdo

Quando falamos de cores na Semana de Moda Masculina de Paris o vermelho vibrante reinou absoluto, muitas marcas contaram com looks inteiros da cor ou pelo menos uma peça dela na passarela.

Tendências moda masculina de Paris - Inverno 2023 Lab Conteúdo





Lançamento | Masterclass de Tendências de Varejo de Moda direto de Paris

Eu sempre achei a área de Visual Merchandising carente de informação de moda e tendências sobre o próprio varejo de moda. Como eu sempre trabalhei com Pesquisa de tendências e Visual Merchandising, virava e mexia eu colocava um conteúdo de moda a disposição das equipes de VM, ou conseguia justificar a minha ida ou da equipe em um evento ou alguma palestra sobre varejo ou VM.

Lembro que uma vez já trabalhando em Floripa (cidade que tinha bem menos inspiração varejista que São Paulo, de onde eu tinha saído) consegui convencer a diretoria a ir em um evento no Rio de Janeiro. No segundo dia de evento depois que eu já tinha saído do IED na Urca, passei no shopping Rio Sul e fui em direção ao hotel que estava hospedada. No caminho tive uma ideia pra um display, que virou um protótipo logo depois que eu voltei para Floripa e logo depois estava em todas as lojas da rede que eu trabalhava como Coordenadora de VM. Alguma coisa naquele evento aflorou a minha criatividade e eu criei uma solução pra empresa.

Apesar de trabalhar muito com informação de moda para quem desenvolve ou compra coleções, eu sempre quis ter um braço de Visual Merchandising no Lab que fosse focado em pesquisa de varejo e VM. E finalmente agora entre o final de 2021 e início de 2022 consegui!




O meu primeiro masterclass traz todas as tendências para o Varejo de Moda (Marketing de varejo, Store design, Arquitetura comercial e Visual Merchandising) vistas em Paris no final de 2021. 

E dai você me pergunta: Por que Paris? E a resposta é muito simples e empolgante, escolhi Paris porque mesmo com a pandemia muitos projetos legais nasceram nesse período de confinamento e incerteza. A inovação continuou em pauta no varejo de moda e lá temos muitos exemplos de como aplicar técnicas simples que podem sair do varejo de luxo e ir direto pra um ponto de venda brasileiro sem muito investimento.

Eu gravei 2hs de conteúdo divididas em 11 aulas e assuntos diferentes, dividi dessa forma pensando em quem trabalha no varejo de moda e não tem tempo de ver todo o conteúdo de uma vez só. E é por isso também que trouxe exatamente o que você precisa saber sobre as tendências do varejo de moda europeu, o conteúdo vai direto ao ponto sem enrolação.

Como esse projeto era algo que eu já tinha em mente em algum tempo, eu quis disponibilizar ele por um valor bem baixo pra que todo mundo tenha acesso a informação e repertório (imagina o quanto esse tipo de conteúdo pode agregar em uma entrevista de emprego ou em um encontro com colegas da área ou líderes do setor?).

O valor da Masterclass Retail Trends | Tendências para o varejo de moda direto de Paris é de R$ 79,90, o curso está disponível na plataforma do Hotmart e o pagamento é feito diretamente na página do curso. O link para acessar mais informações é esse aqui, se você quiser ver quanto fica o valor parcelado é só acessar esse outro link aqui.


Tendências Inverno 2023 | Semana de Moda Masculina de Milão

17:19

 


Se Milão é o berço da Moda Italiana, a Itália é o país da moda masculina.
Não canso nunca de ver as fotos das edições da Pitti Uomo e do street style italiano, os homens italianos sabem se vestir muito bem.

Nas passarelas dessa temporada de Inverno 2023 não foi diferente e com tantas tendências listei as principais pra ficarmos de olho:

Utilitarismo esportivo - Vi muitos elásticos com ajuste tanto na parte de baixo dos casacos, como na barra das calças e nos capuzes. Aqui também reinam os maxi bolsos em calças e casacos, assim como o uso do zíper para transformar peças (vide a calça da Dolce & Gabbana).



Veludo cotelê - Assim como visto na temporada feminina de Inverno 2022, o veludo cotelê segue em alta agora no Inverno 2023 para as coleções masculinas.



Xadrez - Vi de todos os tipos e cores, mas destaco os padrões Argyle e Artsy. Em resumo: maxi losangos e muitas cores para o Inverno do ano que vem aqui no Brasil.


Couro e Vinil: Os dois materiais aparecem com força na parte de baixo dos looks (calças e bermudas), além do preto convencional também temos muito brilho e a calça vermelha da passarela da Etro.



Matelassê: Já estava em alta na temporada de Inverno 2022 (tanto no feminino, como no masculino), para o Inverno 2023 o matelassê chama atenção em bermudas e calças com modelagem ampla.



Estonado: O aspecto manchado que vimos em 2020 volta a aparecer em peças de jeans estonado (como no desfile da MSGM) e em estampas bem interessantes, como no caso da Prada.
Na Dolce & Gabbana o estonado toma conta da camiseta e pra mim é um grande revival sem novidades do que vimos em 2020.



Amazon Style, a loja física de moda da Amazon

 A Amazon anunciou hoje a abertura da sua loja de moda física, a Amazon Style.


A primeira loja será inaugurada até o final desse ano no shopping The Americana at Brand, em Los Angeles, na Califórnia. A vai contar com uma experiência phygital (a fusão entre os espaços físicos e tecnologias que melhoram a experiência de compra).



No vídeo divulgado pela Amazon mostra que a loja terá cabides com QR Code, depois de escanear no celular será possível ver quais cores e tamanhos da peça estão disponíveis. Então o cliente poderá escolher o que quer provar e se dirigir ao provador sem a necessidade de levar as peças que escolheu.



Os produtos escolhidos estarão disponíveis no provador indicado pelo aplicativo prontos para provar. Na experiência dentro do provador, o cliente poderá acessar peças que combinam com os produtos que ele já está provando.

No final da experiência o cliente pode optar por finalizar a compra no site e receber em casa, ou finalizar a compra na loja e ir embora já com os seus produtos.




Harvey Nichols e as vitrines que ultrapassam os limites

 


As vitrines de natal desse ano da Harvey Nichols chamam atenção pelo efeito visual que os vitrais criam nas calçadas da loja.

Essa quebra da barreira das vitrines já tinha sido vista em 2021, mas quando mapeei essa tendência ela aparecia em peças pintadas ou adesivadas.



Nesse post de Abril/2021 eu falo sobre a tendência e dou alguns exemplos de marcas que já estavam trabalhando com o conceito de "rompimento" do limite das vitrines.

No caso da Harvey Nichols, o efeito é mais visível à noite e garante mais luminosidade do que as tradicionais luzinhas de Natal.

Apesar de todo o efeito visual, na minha opinião, o produto perdeu destaque e os manequins parecem deslocados na vitrine. 





 
Copyright © Lab Conteúdo . Designed by OddThemes