Cross merchandising no supermercado


A gente costuma falar muito de moda e esquece que o Visual Merchandising está em diversos segmentos. Eu sempre gosto de explicar conceitos de VM de forma mais simples possível, então quando eu preciso falar sobre Cross merchandising eu dou o exemplo clássico do molho de tomate e o macarrão.
Pela lógica de corredores, eles não ficam no mesmo lugar. Mas os mercados começaram a estudar melhor a jornada do consumidor e entenderem que a maioria das compras seguem um racional baseado nas receitas que pensa em fazer em casa. Então nada melhor do que ao lado do macarrão, também expor um pequeno alinhamento de molho de tomate e um display de queijo ralado.



Dia desses entrei no mercado e dei de cara com uma nova marca de café exposta no meio das caixinhas de leite.  Esse cross me chamou atenção porque facilitou muito a divulgação da entrada da marca nessa rede de supermercados e tirou ela do lugar mais óbvio, que seria uma ponta de gôndola.




Outra exposição que e chamou atenção pesquisando comunicação visual de super mercados, foi essa ponta de gondola de gaspacho orgânico. Além da sopa de tomate eles fizeram um ponto focal fazendo o cruzamento com o vaso de tempero que super combina com a comunicação escrita a mão. Tudo coordena perfeitamente!




Em tempos de pandemia o cross merchandising além de cumprir seu papel de venda adicional, ainda ajuda a não esquecermos de algum item essencial e também nos tira a obrigação de passar por muitos corredores (e o mercado não perde venda, né?).



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